Com o desejo de crescimento e aprendizado, tanto bíblico, como no bom relacionamento que devemos ter como cristãos, coloquei em análise estes ensinamentos bíblicos, à luz das Escrituras:
Os argumentos são prioritariamente fundamentados em textos registrados pelo apóstolo Paulo:
1) Paulo poderia ter errado quando afirmou categoricamente: "[...] não fala aos homens, senão a Deus" e ratifica, dirimindo quaisquer dúvidas: "...porque ninguém o entende..."?
2) Na passagem citada em At 2, todos entenderam as línguas que os apóstolos falavam?
a) A bíblia não afirma que os apóstolos falavam a língua de todos os que ali estavam, mas, que falavam "...noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:4)”.
b) "E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua." Atos 2:5,6
Observação:
b1) Este versículo fala de um povo específico que em Jerusalém habitava: JUDEUS e HOMENS RELIGIOSOS de todas as nações...
b2) Não fala de NÃO-JUDEUS e de IRRELIGIOSOS.
b3) Em At 2: 6, o texto bíblico se refere a este idioma como: “...aquele som” e, não, como “suas línguas”.
b4) Depois daquele som, ajuntou-se uma multidão, e veja que detalhe importante: a multidão estava confusa.
Mas, porque estava confusa?
- Porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Não afirma que eles se espantaram pelos apóstolos estarem falando na língua dos Partos, ou dos Medas, Elamitas etc.
Mas, todos os entendiam ao mesmo tempo. Seria errada a afirmação de que, embora os apóstolos estivessem falando a “língua, conforme o Espírito Santo lhes concedia” cada qual tivesse sido agraciado pelo Espírito Santo com o dom de INTERPRETAR as línguas?
Mas, EXISTE PROVAS BÍBLICAS desta afirmativa de que eles entenderam em suas próprias línguas e, não que os apóstolos falavam em suas línguas maternas?
Se, quando os apóstolos falavam em OUTRAS LÍNGUAS, estas línguas eram ALGUMA LÍNGUA HUMANA, ou seja, falada por algum povo na face da Terra, então, esta língua falada pelos apóstolos EXCLUIU um povo na face da Terra:
“E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
E OUTROS, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.”
Atos 2:12,13
Estes OUTROS, tentando invalidar a operação maravilhosa do ESPÍRITO SANTO, expuseram suas interpretações humanas e carnais:
- Estão, CHEIOS DE MOSTO, ou seja: Estão bêbados, fora de suas faculdades mentais, pois, não estavam entendendo o que o ESPÍRITO SANTO estava realizando naquele momento.
E, o pior: ZOMBARAM DO ACONTECIMENTO!
Quem são estes OUTROS?
- Os NÃO-JUDEUS e os IRRELIGIOSOS.
Pedro, percebendo a atitude perigosa dos mesmos, GRITOU veementemente a todos, PROTEGENDO-OS desta zombaria venenosa de pôr em descrédito a MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO:
Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Atos 2:14-21
RESUMO:
APÓSTOLOS: dons de falar CONFORME O ESPÍRITO SANTO lhes concedia.
JUDEUS E RELIGIOSOS: dons de interpretação das Línguas que o Espírito Santo concedia aos apóstolos.
OUTROS: não entendiam nada e zombavam dos que estavam maravilhados com o derramar do Espírito sobre os homens, conforme anunciado pelo profeta Joel, mas estavam no meio do povo e eram contados com os demais (falsos judeus e falsos religiosos).
Desculpe-me pela extensão do texto, mas, ainda é muito pouco sobre o assunto e, eternidades de debates poderiam se processar sem solução final, baseando-se em opiniões.
Mas, quando pedimos a misericórdia e participação do Senhor na interpretação espiritual e atual do texto, somos atendidos e, cada um de nós recebemos o conforto de sermos um pouco mais iluminados pela “lâmpada para os nossos pés e lua para o nosso caminho”.
Deus os abençoe, amados irmãos, e não nos prive de suas interpretações e experiências cristãs, o que somete nos traria crescimento e, provocaria em cada um de nós, muito contentamento!
Comentários
Postar um comentário