A HISTÓRIA DA EMPILHADEIRA



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Nesta postagem estarei pesquisando e reunindo os diversos materiais e imagens que possam resgatar, ou, até mesmo, escrever um breve trecho da história de tão importante equipamento de movimentação de cargas, um braço amigo para a industrialização moderna.

Mesmo partindo de uma nobre visão e receado de boa intensão poderei tropeçar em aspectos legais e formais que, até mesmo desconheça, portanto, peço encarecidamente a todos os que se sentirem lesados ou de qualquer modo prejudicados, que nos informe e, imediatamente, estaremos corrigindo (quando possível), removendo (se necessário) ou dando os devidos créditos (quando omitidos ou ausentes). 

Assim sendo, espero compilar informações que façam jus a este maravilhoso equipamento que nos auxilia demasiadamente com o objetivo de fornecer informações úteis para finalidades didáticas.

Então, colegas prevencionistas, utilizem-se das informações reunidas para uma plena formação dos futuros operadores de empilhadeiras e nos indiquem fontes que possam contribuir com este acervo que tem apenas a intensão de servir a todos os que necessitam instruir vidas e formar profissionais e se deparam com o grande obstáculo do tempo para a formatação de material adequado e valoroso para nosso caros e merecedores treinandos.

Conforme informações no site: http://www.clarkempilhadeiras.com.br/frmHistorico.aspx


A história da Empilhadeira


Assim como muitas outras invenções, a empilhadeira nasceu por necessidade. Em 1917, a Clark Company, fabricantes de eixos, criou um veículo de transporte interno que foi batizado com o nome de Tructractor, com a finalidade de movimentar materiais na sua fábrica.

Pessoas que visitavam a fábrica viram o Tructractor trabalhando e fizeram pedidos à Clark para construir esses inusitados veículos de transporte para suas empresas. Poucos anos depois, o primeiro elevador hidráulico motorizado foi adicionado a alguns desses veículos para dar-lhes o poder de elevação.



1917 


O primeiro Tructractor


O primeiro Tructractor é construído em Buchanan, Michigan por empregados da CLARK Equipment Company. O Tructractor foi o primeiro caminhão industrial com motor de combustão interna no mundo.












Hoje em dia é praticamente impossível entrar em um grande armazém ou depósito e não encontram pelo menos uma empilhadeira em funcionamento. Até mesmo caixas e contêineres passaram a ser desenvolvidos de modo que possam ser erguidos e movidos por essas pequenas máquinas motorizadas, mas poucos sabem que sua história é quase tão antiga do que a própria história dos automóveis.





Ainda no final do século XIX, com o avanço dos motores e máquinas movidos a combustão interna, alguns engenheiros já desenvolviam soluções simples para erguer verticalmente cargas mais pesadas. É certo que essas máquinas pouco lembravam as atuais empilhadeiras, mas seu funcionamento era muito semelhante.
Em 1906, a estrada de ferro da Pensilvânia, nos EUA, criou algumas pequenas máquinas que possuíam os famosos “garfos” para erguer algumas mercadorias e bagagens. Dentro das diversas máquinas que surgiam na época, essa pode ser considerada o primeiro precursor real das empilhadeiras modernas. Vários fabricantes americanos seguiriam o exemplo: a Clark, em 1917, começou a desenvolver pequenos tratores com implementos para o levantamento de pesos em suas fábricas; em 1920, o mercado de empilhadeiras já existia nos EUA e contava com mais dois fabricantes, a Towmotor e a Yale & Towne. 








Na década de 1930, entrariam em série os primeiros modelos com equipamentos de içagem hidráulicos e até mesmo elétricos.
Mas o grande sucesso viria na Segunda Guerra Mundial. Já na Primeira Guerra, os precursores das empilhadeiras foram utilizados como forma de contornar a escassez de mão-de-obra de estiva no transporte e transbordo de mercadorias. Simplesmente não havia gente para descarregar. Porém, na Segunda Guerra as empilhadeiras já seriam protagonistas no transporte de armamentos inclusive – armas e munições ficavam mais pesadas e o trabalho humano já não era compatível com as cargas.






Fonte: Vlog Via Brasil

História da Yale
História da Yale® é repleta de conquistas

Orgulho de nosso passado e animados com o futuro

Em 1923, Yale foi a primeira empresa a utilizar garfos que levantaram cargas fora do chão e uma torre de elevação que poderia estender para além da altura do caminhão. O caminhão Yale é considerada a primeira empilhadeira.

Para aumentar a produção, algumas melhorias foram introduzidas nas empilhadeiras, incluindo a introdução do pallet, padronizado em 1930. Após a Segunda Guerra Mundial, o uso e o desenvolvimento da empilhadeira se expandiu para todo o mundo.

Com o aumento do uso de empilhadeiras, aumentou consideravelmente a quantidade de horas trabalhadas. Pouco depois, o uso de empilhadeiras foi popularizado, e foram desenvolvidas as baterias recarregáveis que podiam durar até 8 horas de trabalho contínuo.

Na década de 1950 os armazéns foram verticalizados, e foram projetadas empilhadeiras com capacidade de elevação de cargas até 15 metros, uma proeza para a época. Com o aumento da elevação, medidas de segurança foram aplicadas à empilhadeira, incluindo uma gaiola de proteção para os condutores para evitar queda de materiais, e o protetor de carga para melhor apoio da mercadoria.

Na década de 1980 foram introduzidas mais medidas de segurança, e um desenvolvimento tecnológico visando o equilíbrio frontal e lateral da empilhadeira.

As Empilhadeiras tornaram-se equipamentos indispensáveis na fabricação e nas operações de armazenagem. Só em 2013 os 20 maiores fabricantes mundiais registraram volume de vendas recorde com 944,405 máquinas vendidas, e só o mercado de empilhadeira nos EUA faturou cerca de US $ 33 bilhões.






A Yale® Materials Handling Corporation foi fundada em 1844, quando Linus Yale Jr. de Connecticut, (EUA), inventou a fechadura de cilindro e deu seu nome a uma gama de produtos de engenharia sinônimos de qualidade e durabilidade.
A seguir, mostramos alguns destaques de uma grande história de inovação, crescimento e liderança na movimentação e manuseio de materiais:
Evolução para as Empilhadeiras: 
  •  Em 1868, Linus Yale e Henry Towne formaram a Yale® Lock Manufacturing Company, que mais tarde se tornou a Yale® e Towne Manufacturing Co. 
  •  A empresa ampliou seu escopo de fechaduras e travas para sistemas de movimentação/manuseio de materiais em 1875, há mais de 137 anos. 



  • Em 1920, a Yale® & Towne lançou uma nova paleteira movida à bateria, rapidamente seguida de uma série de empilhadeiras, tratores de reboque e uma das primeiras empilhadeiras com garfos inclináveis. 
  • Em 1930, a Yale® cresceu internacionalmente com a fábrica na Inglaterra, com a  aquisição das empilhadeiras BKS na Alemanha e com a venda de empilhadeiras no Japão. 
  •  A Yale® também desenvolveu inovações tais como direção assistida, veículos de comando central, direção com rodízios e o uso de isolante de silicone Classe-H de alta resistência térmica em motores elétricos, ainda considerados entre os melhores do setor. 
  •  Em 1950, a Yale® incluiu em seu leque de produtos, veículos de elevação ou movimentação de cargas (empilhadeiras) movidos a gás, GLP e Diesel, passando a produzir suas primeiras empilhadeiras de contrapeso dois anos depois. 
  •  Em 1964, houve mais uma inovação quando a Yale® introduziu a primeira empilhadeira elétrica controlada por Retificadores Controlados de Silício (tiristores). 
  •  A empresa se fundiu à transnacional Eaton Manufacturing em 1963 e continuou a crescer e prosperar como a Divisão de Veículos Industriais da Eaton, Yale®  & Towne, Inc. (mais tarde renomeada Eaton Corporation). 
  •  Com a comercialização no Japão por muitos anos, a Yale®  firmou uma parceria com a Sumitomo Ltda em 1969 para produzir empilhadeiras Yale® sob licença e, em 1971, uma empresa de fabricação joint venture chamada Sumitomo-Yale®  Co., Ltda. viria a pertencer em partes iguais às duas empresas. 
  •  Em 1985, a expansão foi ainda maior quando a Yale® Materials Handling foi formada após a aquisição da empresa pela North American Coal Corporation, que se tornaria a NACCO Industries, Inc. 
  •  O crescimento e desenvolvimento continuado da Yale® Materials Handling Ltda no Reino Unido foram reconhecidos em 1990 com o Prêmio Queen's Award para Realização de Exportação sendo concedido à empresa. 
  •  Em 1992, a Yale® Europe Materials Handling foi formada para comercializar as empilhadeiras Yale® em toda a Europa, África e Oriente Médio. A empresa controladora da Yale®, a NACCO Materials Handling Group torna-se a maior fabricante de empilhadeiras em 1994, com expedição de mais de 70.000 unidades em todo o mundo durante o ano. 
  •  1996: O Grupo NNHG adquire uma moderna fábrica nas cidades de Modena e Masate (Itália) para o desenvolvimento de uma completa linha empilhadeira para armazéns.  
  •  2000: A Hyster Brasil passa a adotar o nome NACCO Materials Handling Group Brasil. Inicia-se localmente a fabricação do modelo Yale, série GP 050-060, além dos modelos Hyster. 
  •  2004: O Grupo NNHG conquista a ISO 9001:2000. 
  •  2006: Lançamento de dois novos modelos de empilhadeiras Hyster Fortis e Yale Veracitor, as primeiras com interface totalmente eletrônica. 
  •  2007: A NACCO Brasil comemora 50 anos no país com a marca de 40.000 empilhadeiras fabricadas. 
  •  2011: A NMHG introduz no mercado a marca UTILEV® – de empilhadeiras utilitárias.  
  •  2012: Nasce a Hyster-Yale Materials Handling, Inc após a realização do spin-off com o grupo NACCO Industries, Inc.  
  •  2014: Dois fatos marcam o ano de 2014. O primeiro deles é que o grupo Hyster-Yale adquire a empresa Nuvera Fuel Cells, Inc, líder no desenvolvimento e fabricação de células de combustível de hidrogênio e sistemas de suporte on-site para produção de hidrogênio. E na segunda metade deste mesmo ano, no Brasil, o grupo inaugura o escritório comercial em Alphaville. 
  •  2015: Em abril, a nova fábrica no Brasil fica pronta. Uma planta localizada na cidade de Itú (SP) com uma área construída de aproximadamente 19.000 metros quadrados.  
  •  2016: Em 2016, a NACCO Materials Handling Group Inc., empresa operacional da Hyster-Yale Materials Handling muda sua denominação globalmente, tornando-se a Hyster-Yale Group, Inc 
  •  2017 – o Grupo Hyster-Yale comemora 60 anos de instalações no Brasil.  


http://www.yale.com/brasil/pt-br/about/our-history/Acessado em 17/10/2017 - às 00:14 horas





Mitsubishi Caterpillar e Jungheinrich


Nos EUA, Mitsubishi Caterpillar e Jungheinrich se unem para criar uma nova empresa Joint venture. A ICOTEX surge para atender demanda de componentes industriais na América do Norte.

Itupeva, fevereiro de 2016 – A Jungheinrich e a Mitsubishi Caterpillar Forklift America anunciam uma nova joint venture, denominada ICOTEX – Industrial Components of Texas – com foco na fabricação de componentes industriais. 

A Mitsubishi, que é parceira da Junhgheinrich na distribuição dos equipamentos alemães nos Estados Unidos, Canadá e México, será a primeira cliente da nova indústria – utilizando seus componentes para alimentar sua planta, em Houston, no Texas.

A nova planta da ICOTEX está localizada na cidade de Conroe, no Texas, e terá uma área de 66 mil m², e deve iniciar suas operações no segundo semestre de 2017. A empresa também deve contratar 80 funcionários, e a previsão é de que a planta tenha capacidade de produzir 600 tipos diferentes de componentes.

Para o presidente da ICOTEX, Reinhild Kuehne, a nova planta significa uma oportunidade estratégica de fortalecimento da parceria entre a Mitsubishi e a Jungheinrich, assim como para atender a demanda da América Norte. “Nossos clientes vão se beneficiar pela qualidade e pelo tempo menor de fabricação dos equipamentos”, finaliza.


Sobre a Jungheinrich


A Jungheinrich é um dos líderes globais em soluções para armazenagem, gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é, hoje, uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfolio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. 

A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã.


http://www.jungheinrich.com.br/empresa/imprensa/noticias/article/nI/3206-nos-eua-mitsubishi-caterpillar-e-jungheinrich-se-unem-para-criar-uma-nova-empresa/



História da Toyota




A Toyota Industries Corporation (TICO) foi fundada em 1926, por Sakichi Toyoda, para fabricar e vender os teares automáticos que ele inventou e aperfeiçoou.Desde então, a TICO promoveu a diversificação de linha de produtos  e expandiu os negócios no segmento de  máquinas têxteis, automóveis (veículos, motores, compressores de ar condicionado, etc.), empilhadeiras e eletrônicos.

 

1867  -  Nasce Sakichi Toyoda.























1955Início da Divisão de Veículos.



1956 - O modelo LA de 1 tonelada foi a primeira empilhadeira produzida pela Toyota.




1957 - Criado o rebocador Modelo LAT de 0.85 toneladas.













- Início da produção de componentes de motores Tipo D a diesel.

1960 


Construída na Planta de Kyowa a nova área dedicada a produção de empilhadeiras.

- Começa a produção da pá carregadeira.

1963

- Começa a produção dos motores diesel tipo J.


1967

- Começa a produção de empilhadeira elétrica contrabalançada.





1970

- A planta de Takahama inicia operações, produzindo veículos industriais.




 - Introduzida.Empilhadeira FBR10/15 (tipo elevador).















1972

- Começa a produção de empilhadeira com proteções integradas (ROPS / FOPS)






















Cabines ROPS / FOPS e a segurança do operador

Pá-Carregadeira tombada

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre cabines ROPS e FOPS, muito populares nas máquinas atualmente, porém, sabe o que isto significa? Sabe da importância destes termos referentes a capota de sua máquina de terraplenagem, mineração ou demolição? Pois é, estamos publicando este artigo para orientá-los sobre esta questão envolvendo capotas de máquinas.
Quando um fabricante projeta a cabine de uma máquina, o principal objetivo é a segurança do operador e em seguida seu conforto. Para garantir a segurança cada máquina ou equipamento para construção, mineração, demolição, terraplenagem ou seja qual for o segmento, tem que ter uma cabine apropriada de acordo com o tipo de trabalho e de máquina, assim como seu peso e as condições do local onde será empregada.

Cabines COPS ou TOPS

As cabines de máquinas mais modernas, fabricadas a partir de meados do final da década de 80, em sua maioria já são consideradas OPS(Operator Protective Structure), estruturas de proteção do operador, projetadas para mantê-lo em segurança no caso de acidentes.
Tais estruturas são chamadas de COPS (Cabin Operator Protective Structure) que significa Estrutura de Proteção da Cabine do Operador ou TOPS (Tip Over Protective Structure) traduzido como Estrutura de Proteção de Tombamento.
Estas cabines COPS ou TOPS, como o próprio nome já deixa claro, são concebidas com o objetivo de reduzir a possibilidade de um operador usando cinto de segurança e em posição de condução ser prejudicado ou ferido em caso de capotamento, protegendo-o até mesmo de objetos que possam entrar na cabine e atingi-lo. Elas recebem diferentes denominações como ROPS, FOPS, TOPS e/ou FOG de acordo com o tipo de proteção fornecido.

Cabines ROPS

ROPS é a abreviação do termo em inglês Roll Over Protective Structure que significa Estrutura Protetora contra Capotamento, logo, se deduz que uma cabine ROPS é a certeza de que o operador estará seguro em caso de capotamento. Se o mesmo estiver fixo em seu assento através do cinto de segurança, os traumas decorrentes de um capotamento serão nulos ou mínimos.

Cabines FOPS

FOPS também é uma abreviação de um termo em inglês, desta vez, Falling Objects Protective Structure que significa Estrutura com Proteção contra Queda de Objetos. Esta designação garante a proteção do operador em caso de queda de objetos durante a operação da máquina, como em carregamentos por exemplo.

As cabines FOPS também podem receber a classificação FOG (Falling Object Guard), ou seja, possuir Grade de Proteção contra Quedas de Objetos.

http://www.terraplenagem.net/cabines-rops-fops-e-seguranca-do-operador-792/


1985 

- A produção de empilhadeiras atinge 500 mil unidades.

1994

Toyota Industry (Kunshan) Co., Ltd. (TIK) estabelecida na China como joint venture com Toyota Tsusho Corporation e Lioho Machine Works, Ltd.

- Foram introduzidas séries X500 (6FG / D fora do Japão) de empilhadeiras contrabalançadas a combustão.























- Introduzida a R500 (6FBR fora do Japão) empilhadeiras retráteis.

1995

- A produção de empilhadeiras atinge 1 milhão de unidades.

- Introduzida a B500 (6FB fora do Japão) empilhadeira elétrica contrabalançada.

1998

- Introduzida GENEO (7FG / D fora do Japão), empilhadeiras contrabalançadas a combustão.
























1999

- Introduzida a GENEO-B (7FB fora do Japão) empilhadeiras elétricas contrabalançadas.




2001

- Começa a produção da empilhadeira GENEO-R (7FBR fora do Japão)






2003

Toyota Material Handling (Shanghai) Co., Ltd. é estabelecida para vender empilhadeiras na China.

- Começa a produção de empilhadeiras elétricas contrabalançadas GENEO-E.







2006

- Inicia a venda da nova empilhadeira contrabalançada a combustão GENEO (8FG / D fora do Japão).






2008

- A produção cumulativa global de empilhadeiras da marca Toyota atinge 2 milhões de unidades.



2011

Toyota Industrial Equipment Vietnam Co., Ltd. é estabelecida no Vietnã para produzir peças para empilhadeiras e pequenos equipamentos de armazém.






2013 

Toyota Material Handling Mercosur Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda. começa a produção de empilhadeiras no Brasil.

2014

Introduzida a nova empilhadeira contrabalançada a combustão GENEO (Tonero in Europe e 8 Series em outras regiões) de 3.5 a 8 toneladas.





2015

- A empresa adquire as operações de empilhadeiras da Tailift Co., Ltd. e estabelece LT Material Handling Pte. Ltd.

- Começa a produção das empilhadeiras elétricas compactas GENEO Ecore (8FBE fora do Japão).



- A empresa alcançou a posição de nº 1 do mercado japonês por 50 anos consecutivos.



2016


- O sexto Plano de Ação Ambiental foi lançado.

- Começam as vendas de empilhadeiras com Fuel-Cell.














- Começam as vendas da gene B (8FB fora do Japão) empilhadeiras elétricas contrabalançada de 1 a 3.5 toneladas.





Compilamos um breve relato cronológico das conquistas alcançadas pela Toyota, reservando à publicação assuntos próximos ou diretamente relacionados com a fabricação de empilhadeiras.

http://www.toyotaempilhadeiras.com.br/sobre-nos/historia-da-toyota/






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